Direito Trabalhista em Foco: o papel e os desafios das empresas e dos colaboradores

O papel do empregador é multifacetado, composto por três elementos fundamentais que delineiam suas responsabilidades e poderes. Neste artigo, exploraremos cada aspecto para fornecer uma visão abrangente do papel das empresas na relação colaborador-empresa. 📋

Poder hierárquico: o topo da pirâmide empresarial 🔺

Na prática, o poder hierárquico de uma empresa é o de chefia. Nesse aspecto, espera-se respeito e prestação de contas à figura do patrão. Usando uma figura geométrica como o triângulo, por exemplo, pode-se dizer que o líder representa o topo. Fica fácil quando entendemos, não é?

Princípio da alteridade: assumindo riscos e colhendo frutos 🌱

O segundo elemento que define o papel do empregador é o princípio da alteridade. Esse termo significa se colocar no lugar do outro, o que está ligado a assumir riscos, como mencionado na CLT. 

Aqui, é importante mencionar que assumir riscos significa que, na condição de qualquer adversidade, o colaborador será poupado. Isso porque quem responde pela empresa é o empregador, seja para colher os bônus ou ônus do serviço prestado. 

Poder diretivo: liderança na prática 🤝

Por fim, o terceiro item tem a ver com o poder diretivo do empregador. Em outras palavras, a sua posição de liderança. Perceba que estar no topo hierarquicamente, como dito no primeiro item, e ser líder não significa o mesmo. Ah, e é legal sabermos que o poder diretivo se divide em três etapas: 

Poder de organização – O líder distribuirá as tarefas, assinalará equipes e montará um planejamento estratégico baseado em seu plano de trabalho;

Poder de controle – É preciso estar atento às atividades profissionais dos colaboradores e exercer um papel de fiscalização; 

Poder disciplinar – Aqui, cabe ao líder apontar irregularidades e aplicar as devidas medidas disciplinares, sejam elas de advertência ou punição.  

Ao dominar todas as atribuições destes três poderes, o líder estará na direção certa. 

Lembrando que, no meio de todas essas relações, há pessoas. Empresas de sucesso equilibram objetivos coletivos e as necessidades individuais dos colaboradores. 

Repensar as formas de trabalho não tem sido tarefa fácil para as empresas, já que as tradicionais abordagens da relação empresa-colaborador estão mudando de maneira acelerada. A pressão é grande para desenvolverem um equilíbrio que facilite a satisfação dos funcionários e, ao mesmo tempo, otimize a produtividade. 

Desafios dos colaboradores: enfrentando a rotina com sabedoria ✅

Do lado dos funcionários, os desafios são muitos. Disparidades de gênero e raça, uma população envelhecida sem acesso a poupanças, novas regulamentações trabalhistas e transformações digitais. Ufa, é bastante coisa!

O mercado está mais exigente, e os profissionais precisam se manter atualizados. A tecnologia avança a passos largos, e é preciso se adaptar. Desde robótica até realidade virtual, as inovações não param.

🧗Para superar desafios no trabalho é preciso: 

  • Ter inteligência emocional;
  • Trabalhar a criatividade;
  • Ser prático, proativo e responsável;
  • Construir relacionamentos que impulsionam o crescimento;
  • Estar aberto a novas oportunidades;
  • Focar no autoconhecimento.

O mundo do trabalho pode ser desafiador, mas com um toque de criatividade e uma pitada de inteligência emocional, todos podem prosperar. Esteja sempre atualizado e preparado para enfrentar qualquer desafio que a rotina do trabalho possa trazer.

Esperamos que essas dicas tornem o mundo do trabalho mais leve e descomplicado para você!

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    Gaiofato & Galvão
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